RELATÓRIO
Um relatório é um texto que descreve ou narra um
conjunto de informações. É utilizado para reportar resultados parciais ou
totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa ou
outro evento, esteja finalizado ou ainda em andamento. Normalmente utiliza-se formatação padronizada, o que, no
entanto pode ser flexibilizado caso o âmbito do mesmo seja interno ao setor
executante ou grupo a que este último pertence.
Características linguísticas
ü
Utilização da linguagem padrão formal;
ü
Uso de verbos que chamam a atenção para determinados aspectos
(constatar, observar, confirmar. Lembrar, sublinhar;
ü
Emprego da 1ª ou 3ª pessoa e do sujeito impessoal (deve-se,
observa-se, conclue-se);
ü
Construções de parágrafos breves;
ü
Deve apresenta clareza, exatidão, concisão, pertinência,
objetividade, estilo direto e simples;
ü
Todo e qualquer relatório deve ser
pormenorizado destacando todos os aspectos importantes, para uma mais fácil
absorção da ideia geral do relatório.
Estrutura do
relatório
ü Pagina de rosto – título,
destinatário, data, local, relator;
ü Introdução –
apresentação dos objetivos do relatório;
ü Corpo –
desenvolvimento do assunto;
ü Conclusão – exposição
das conclusões, balanços, apresentação de propostas e eventuais recomendações;
Tipos de relatório
ü Crítico – descreve e opina
sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida, a fim de dar a conhecer.
ü Síntese – menos elaborado,
referente a anteriores relatórios.
ü Formação – mais ou menos
pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou
estágio.
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