sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FUNÇÕES DA LITERATURA 1º ANO


A literatura é capaz de provocar reflexões e emoções no leitor. Ela desempenha quatro funções:

1) A função hedonística: proporciona prazer por meio da contemplação do belo. Para os gregos o belo, na arte, consistia na proximidade da obra de arte com a verdade ou a natureza.
2) A função catártica: busca provocar efeitos morais conflitantes.
3)A função comunicativa: busca uma comunicação entres os interlocutores de épocas diferentes. Por exemplo, o leitor de um texto literário ou contemplador de uma obra de arte, não só recebe a comunicação, mas também recria e atualiza a obra, de acordo com os aspectos artísticos e culturais do seu tempo
4) A função humanizadora: desenvolve um projeto transformador da sociedade.

Observe um pequeno texto (trecho de um sermão de um pastor luterano, alemão, da época do nazismo, Martin Niemoller, ao que parece de 1933) logo após um vídeo do poema  “No caminho com Mayakovsky” (de Eduardo Alves da Costa) e um pequeno poema de Brecht, em seguida indique quais as funções eles provocam em você!


“Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar.”





"Nós vos pedimos com insistência:
Nunca digam - Isso é natural
Diante dos acontecimentos de cada dia,
Numa época em que corre o sangue
Em que o arbitrário tem força de lei,
Em que a humanidade se desumaniza
Não digam nunca: Isso é natural
A fim de que nada passe por imutável."

Berthold Brecht



2 comentários: